sábado, 17 de janeiro de 2009

Primeiro Mundo

A idéia deste blog é postar fatos de minha vida que presenciei ou vivi, do presente ou passado e se eu estiver meio alegre demais, até do futuro.
Bom, acabou de acontecer um fato importante em minha vida, estou recém-saído de uma muito bem sucedida cirurgia onde me foi remendada uma hérnia umbilical.
Ganhei esta hérnia faz muito tempo, nem lembro a data, mas deve ter sido há pelo menos 10 anos atrás, estava visitando o sitío de minha amiga Sonia Rô e apareceram lá uns caras pra carregar um piano e resolvi ajudar... dali a pouco a Sonia me perguntava o que era aquela bola no meu umbigo, conversei com ela há pouco, pra falar que finalmente tinha operado e a desmemoriada nem lembrava disso.
Tentei, por pelo meno 3 vezes resolver isso com o nosso fantástico SUS mas sempre esbarrei na falta de competência, na canalhice e outros "ências" e "ices" que infelizmente habitam o universo desse nosso (des)governo.
Mas verdade seja dita... não pode existir a incompetência total, pois fui operado em um hospital estadual, na cidade de Ribeirão Preto e esse hospital quase me faz voltar a ter fé na humanidade e no fato de que - quando se quer - as pessoas podem fazer seu trabalho.
Desde o primeiro momento fui bem atendido, vi uma reportagem na TV, informando sobre um mutirão para operação de hérnia... na verdade quem viu foi minha irmã e depois que me ligou avisando procurei na Internet, achei o telefone do hospital e em 5 minutos estava marcada minha consulta, para 6 de Janeiro, deste ano que se iniciava.
Logo ao entrar no lugar já senti uma diferença, os atendentes sorriam, o computador funcionava e apesar da minha consulta estar marcada para 10 horas (cheguei as 9) fui atendido as 9:20.
E muito bem atendido... o enfermeito também estava sorrindo, foi simpático e em minutos fez todo o controle, peso, pressão, etc, me orientou a esperar mas nem foi preciso, mal sentei na cadeira e o médico já me chamava, também foi extremamente simpático e me explicou bem como seria a operação.
Em seguida fui passado para o anestesista, que também me informou direitinho o que iria acontecer e na continuidade fiz todos os exames, de sangue e o eletrocardiograma.
Uma semana depois estava de volta e fui novamente atendido pelo anestesista e a operação marcada, para hoje, as 7 da manhã
As 6:30 estava lá e as 7 horas já estava na sala de operação.
Essa é uma operação simples, mas nem por isso deixa de ser assustadora, a anestesia deixa o corpo dormente da cintura pra baixo e apesar de não sentir nenhuma dor parece que dá pra saber cada coisa que o médico está fazendo, cortando, suturando... fiquei o tempo todo acordado,mas não vi nada.
Poucas horas depois estava liberado e já estou aqui, sentado na frente do micro e comemorando essa vitória, agradecendo a Deus e as pessoas que a tornaram possível.
Não vim escrever por mim... acostumamo-nos a reclamar das coisas que não funcionam e temos o mal costume de não agradecer pelas que funcionam.
Estou agradecendo, aos médicos, aos atendentes e aos administradores deste hospital, que demonstam que é perfeitamente possível fazer a máquina pública funcionar.
Agora é descansar e nunca mais me meter a carregar pianos...
Infelizmente o hospital ainda não tem site, mas deixo os dados aqui:

Hospital Estadual de Ribeirão Preto
Av Independência, 4750 - Telefone: (16) 36027100

Ah... se alguém indicar pra um morador de Ribeirão Preto, não deixe de informar que pra ir pra lá precisa ser encaminhado por um posto de saúde ou participar de algum dos programas que são divulgados na imprensa.


Um comentário:

  1. Parabéns!!
    Você pode fazer a diferença...
    Realmente é muito comum as pessoas reclamarem...e raro elogiarem!
    Fiquei feliz por você.

    ResponderExcluir